Câmara Municipal de Papanduva: Papel fiscalizador e colaborativo

A Câmara Municipal tem tido papel extremamente importante pela gestão impulsionadora no exercício de legislar e fiscalizar em prol dos munícipes. Isso evidencia que o processo de crescimento de um município não está vinculado somente ao Executivo Municipal; a Câmara de Vereadores como “ouvidos do povo” dá apoio e sustenta o alcance dos objetivos de uma sociedade, de uma coletividade, através de seu papel fiscalizador e legislador. Como também com o apoio de lideranças partidárias, recursos podem se tornar realidade auxiliando no desenvolvimento do município.

Nesta quarta-feira (10), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Papanduva completa cem dias de gestão, presidida pelo Vereador Tafarel Schons (PSB).

Neste período a Casa Legislativa, através de seus vereadores envolveram-se nos problemas locais, regionais e até mesmo nacionais. Segurança pública e no trânsito, energia elétrica, direitos do cidadão, saúde e educação foram alguns dos diversos temas discutidos nas sessões. Segundo o Presidente, “É o vereador que ouve os anseios da comunidade e busca intermediação para que os problemas sejam resolvidos, sem esquecer das suas atribuições principais que são legislar e fiscalizar. Este papel todos os vereadores, cada um do seu jeito, tem buscado fazer desde o primeiro dia da legislatura” Foram apreciadas 74 proposituras. Deste total, 39 foram indicações ao executivo municipal para que serviços ou obras fossem realizados para o bem comum do município. Onze requerimentos reivindicando informações ou assuntos de interesse da coletividade. E moções juntamente com dezesseis projetos de leis e análise de outras matérias que estão em andamento nas comissões técnicas da Casa.

Além disso, o Poder Legislativo Municipal tem buscado atuar de forma a atender os anseios da população, fazendo uma administração austera e com responsabilidade, planejamento e zelo com o dinheiro público, seguindo a política de economia: “Ter cuidado com os recursos públicos é obrigação de todo o gestor e no legislativo não é diferente. Temos buscado otimizar os serviços e aprimorar o atendimento de forma que não onere o nosso orçamento, a fim de possibilitar que as sobras desses recursos sejam devolvidas ao Executivo e revertidas em obras à comunidade” – segundo o Presidente.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/04/2019 - 17:09:48 por: Joselene de Fátima Ferreira - Alterado em: 10/04/2019 - 17:09:48 por: Joselene de Fátima Ferreira

Informativo - Sessão Ordinária 21 de maio de 2019

- Em análise: projeto que autoriza transferência de recursos financeiros à Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião
- Indicação propõem melhorias
- Adiada discussão e votação do projeto que estabelece Política Municipal de Segurança Hídrica
- Criada comissão especial para emitir parecer sobre a Proposta de emenda à Lei Orgânica e Regimento Interno
- Requerimento pede esclarecimentos sobre fornecimento de marmitas

Informativo - Sessão Ordinária 14 de maio de 2019

- Câmara recebe projeto para análise
- Indicações propõem melhorias
- Programa de Parcelamento de Débito Fiscal no Município é aprovado
- Projeto que declara de Utilidade Pública o PROERD é aprovado
- Requerimentos reivindicam informações

Informativo - Sessão Ordinária 07/05/2019

- Câmara recebe três projetos para análise
- Câmara autoriza o Executivo a firmar termo de doação de veículo com o Corpo de Bombeiros.
- Contratação de operação de crédito para aquisição de ETA e ERI para o SAMAE é aprovado por quatro votos contra três
- Indicação propõe melhorias

Alunos do Colégio Menino Jesus visitam a Câmara Municipal

Alunos do Colégio Menino Jesus visitaram a Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (25). Os alunos da faixa etária entre 3 e 5 anos vieram acompanhados pelas professoras. O objetivo da visita foi conhecer a Sede do Legislativo Papanduvense.

Informativo - Sessão Ordinária 23/04/2019

- Indicações propondo melhorias são apresentadas
- Vereadores apresentam Moção de apelo à Frente Parlamentar de Infraestrutura da ALESC solicitando empenho para que sejam executadas obras de revitalização e melhorias na rodovia SC 477
- Requerimento pede informações sobre número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino para verificar necessidade de aumento de transporte escolar

Informativo - Sessão Ordinária 16/04/2019

- Câmara recebe dois projetos para análise
- Vereadores apresentam Moção de repúdio às empresas cujo interesse é exploração do óleo e gás de xisto no município.
- Quatro projetos são aprovados
- Requerimentos reivindicam informações sobre assuntos diversos de interesse da população.
- Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião pede apoio à Câmara de Vereadores diante das dificuldades enfrentadas pelo Hospital

Na última sessão, 16 de abril, a Presidente da Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião, Eunice Fátima de Luca Ciupka e o Vice Presidente Vicente Urbanek Filho utilizaram a tribuna para falar sobre a dificuldade enfrentada pelo Hospital e Maternidade São Sebastião para manter áreas de atendimento, principalmente a área de obstetrícia (maternidade).

Em razão de demandas burocráticas e financeiras, a continuidade do atendimento de diversas áreas do Hospital podem ficar comprometidas, principalmente a área obstetrícia que vem atendendo a região.